Subscribe News Feed Subscribe Comments

Indie rock

Um pouco sobre o cenário musical que curto, o Indie Rock. Que fui apresentada pelo meu irmão, quando ainda era criança e ouvia The Jesus and Mary Chain, é... um som diferente para minha idade na época. Mas só me apaixonei pelo estilo a pouco tempo atrás, quando conheci o Arctic Monkeys. Já tinha escutado algumas músicas do The Strokes, White Estripes, mas, realmente me apeguei ao estilo depois do Arctic Monkeys. Que foi quando me senti a vontade para ouvir o que eu havia escolhido para me identificar.

Porque, antes disso eu escutava apenas o que tocava nas rádios e cheguei a conclusão que é sempre tudo muito igual(mas ainda assim eu ainda escuto). Os shows da temporada, os festivais, as opiniões a respeito, entre outras coisas... O que já não me preenchia, quando ouvi Fluorescent adolescent, percebi a ironia e o sarcasmo da galera e me identifiquei logo. O alternativo vê o lado mais real da vida e prova que não precisa de selos de gravadoras para alavancarem o seu sucesso.

Tudo começou...

No Reino Unido, as paradas musicais indie vêm sendo compiladas desde o início da década de 1980. Inicialmente ela tratava de bandas que emergiram do punk e outras formas alternativas do rock. Tais bandas eram caracterizadas meramente por lançarem álbuns por pequenas gravadoras, independente da cena musical em vigor. Apesar disso, o termo indie começou a ser associado com o estilo de rock alternativo baseado majoritariamente em guitarras que dominava a parada, particularmente artistas de indie pop. Entre as bandas que marcaram o estilo na década de 1980 se encontra The Jesus and Mary Chain, que influenciou diretamente os movimentos alternativos de rock da década de 1990. Nos EUA, a música normalmente denominada indie rock descende da cena de rock alternativo influenciada pelo punk rock e hardcore da década de 1970 e início dos anos 1980. Nos anos 80 o termo indie rock foi particularmente associado à bandas com som forte e distorcido. Durante a primeira metade da década de 1990, o rock alternativo liderado por bandas do movimento grunge como Nirvana e Pearl Jam, que explodiram para o público geral, alcançando sucesso comercial. Logo após o gênero alternativo tornou-se comercializável, atraindo grandes gravadoras a investirem em formas pró-comerciais com um apelo conservador (retrô).

Com isso, o significado da denominação alternativo mudou de sua forma original, uma contra-cultura, para uma cultura comercialmente bem sucedida e apelativa ao grande público, enquanto o termo indie rock passou a denominar bandas e gêneros que permaneceram na cena "underground".

Texto retirado do wikpédia com alterações.



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por deixar o seu comentário.
=D

 
TNB