A situação em que nos encontramos em nosso país me fez refletir sobre a tal da democracia. Há uns meses atrás em uma conversa com uns colegas [que se dizem modernos, intelectuais e talz, que carregam em sua bagagem gostos culturais antigos e dizem não curtir muito a nova geração cultural] tivemos uma discussão na qual o assunto foi a luta pela liberdade de expressão e uso da democracia para alcançar seus direitos de cidadão. Eu me coloquei com atitude egoísta e acomodada quando disse ter herdado o paraíso pelo fato de hoje em dia o acesso a informação, a expressão, enfim à tudo é bem mais fácil que antes[por exemplo no tempo de meus pais], eles concordaram com minha posição e acrescentaram apenas o ponto de entendimento entre pais e filhos como coisa de outro mundo[ que mesmo sendo como Elis Regina falou"somos como nossos pais", só para alguns pontos].
Ainda nessa mesma conversa, foi citado/questionado qual a preocupação e participação dos jovens na sociedade atual, pois hoje em dia não vemos nenhum manifesto/ou senão são poucos, essa acomodação dá o direito a politicagem fazer samba no congresso. Ai chegamos a conclusão da preocupação ambiental, que é algo simples de ser ajudado, mas que, mesmo sabendo as pessoas fazem questão de passar por cima do que fazer a sua parte, e chegamos a conclusão que mesmo sabendo das falhas, somos hipócritas por ver e continuar a deixar acontecer, não fazer nenhum manifesto a ponto de comover parte da população em prol dessa conquista, pois temos facilidades, só não sabemos fazer o uso desse presente que recebemos pelos nossos antepassados. E consequentemente deixaremos para os nossos sucessores de presente um caos, uma sociedade egoísta que faz do uso da tecnologia, da liberdade de expressão, um meio de favorecer apenas o comércio com todas as futilidades que a globalização tem a oferecer. Não que a globalização seja um fator ruim, é que todos os projetos que vieram para facilitar o relacionamento interpessoal tiveram interpretações práticas contrárias.
A falta de interesse em fazer uso da democracia deixa que, o poder apenas em mãos de poucos continue a controlar o futuro, sem nos dar opções de escolha, mesmo sabendo que temos que temos essas tais opções. A educação ou a falta dela é uma das conquistas que temos que continuar a ter pois, como já disse Rousseau, um clássico educador político: "A pátria não subsiste sem liberdade, nem a liberdade sem a virtude, nem a virtude sem os cidadãos (...) Ora, formar cidadãos não é questão de dias, e para tê-los adultos é preciso educá-los desde crianças" (Sur L´économie politique).
A maioria da pessoas acreditam que só pelo fato de votar exercem sua democracia, mas democracia é mais que apenas escolher quem será o nosso representante, pois o seu real conceito nos diz que o objetivo é "governar para o povo e com o povo", e não como vemos na realidade em que escolhemos os representantes para tomar as decisões por nós da maneira que acham. E nós vemos isso tudo e nada fazemos..
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada por deixar o seu comentário.
=D