Subscribe News Feed Subscribe Comments

A psicologia de conflito!


Um brinde ao adultério, à traição, à inimizade, ao desejo.
Viva a mentira!!!!

Isso é psicologia de confronto minha gente. Afinal, nós somos podres!!!!!

Quem é que não joga na cara dos outros umas boas verdades. . . [quando não joga, guarda até surgir uma tal briga para "largar o doce"], rsrs. Há quem seja sincero e "fala mesmo" a qualquer hora, mas ainda assim, sempre que pode fala mais que o necessário. É do ser humano. . o gosto pela miséria dos outros. . para se sentir melhor. . . [aff!! eu falei isso!?! :s].

É assim, utilizamos a comunicação como elo social [para nos afirmar diante da sociedade, formando grupos], através da emissão de um comportamento, seja ele corporal ou verbal. Essa jogada é resultante de uma motivação interna e de um objetivo a ser atingido pelo agente da ação no meio externo. Formando nossas redes de amizade, namoro, coleguismo de trabalho, transporte, corredores, flertes* e outros afins.

Eric Berne (1979), disse que:

Afetar intencionalmente o comportamento de outra pessoa é um objetivo nítido da comunicação e significa conseguir que a mensagem produza no receptor a conduta esperada pelo emissor. As atitudes e comportamentos são expressões dos estados de ego, componentes estruturais e dinâmicos da personalidade, e que se apresentam nas diversas situações e momentos “conduzidos” por uma das personalidades aflorada.

Dessa forma, o ambiente externo influência bastante sobre o nosso humor, possibilitando que as vezes tratemos alguém bem ou agradavelmente bem (o normal) ou mal. Essas mudanças de estado as vezes podem ser um pouco complicadas e nos colocar em cada "saia justa". Pois, vai que acordamos de "ovo virado" e ainda tiramos o dia pra passar com Murphy (aja azar viu!)? Vai ser complicado. . . e coitado de quem passar por perto.

Ainda existe a questão que, por mais que sejamos agradáveis e educados, não são todas as ações dos nossos companheiros de grupo que concordamos não é mesmo? Então, sempre chega a hora de "explodir" o que não suportamos guardar mais. Quando influenciado por terceiros e quartos através de "disse me disse"(picuinha/ fofoca), intrigas, pode causar sérias baixarias e problemas terríveis. Mas o saudável bate boca é chamado de: Psicologia de confronto! Pois, após a lavagem de roupas sujas, todos extravasam e liberam as energias ruins, e a fluência agradável retorna.



Sabe - se que, o ser humano é fruto do meio em que vive e que é gerido por necessidades básicas que os podem motivar ou não, são elas: necessidades fisiológicas como: alimentação, sono, atividades física, satisfação sexual etc; necessidades psicológicas: como segurança íntima, participação, autoconfiança e afeição; necessidades de auto-realização: como impulso para realizar o próprio potencial, estar em contínuo auto desenvolvimento.

Dessa forma, tais confrontos podem impulsionar desmotivação para uns, enquanto, ergue a superioridade do outro. Vai entender a complexidade de entender o ser humano. . . Se está bem para um é porque com certeza vai estar ruim para o outro. Implantar a caridade na sociedade é difícil por isso. E a ideia dos anos 70, também não obteve continuidade, pois, a galera da "peace and love", eram livres para tais situações e eram caretas para outras, como aceitar as diferenças entre eles.

POis é. . . somos podres, não entendemos nem a nossa espécie e precisamos nos confrontar o tempo todo. . . rsrsrsrs. Então, mentimos para não confrontar e ver o nosso próximo feliz. . . mas depois, quando descoberto, haja confronto! Faz parte do ciclo da vida: Confronto ¬> Brigas ¬> Paz ¬> Mentira ¬> Confronto. . . . . rsrsrs


* ô adjetivinho antigo viu!! Paquerar!

Beiiiijo!


Berne, Eric – WOOLAMS, S.; M. Manual completo de Análise Transacional. São Paulo: Cultrix, 1979.



4 comentários:

Adriele Regine disse...

Adorei o post... O que uma conversa de msn não faz com as pessoas não é?

Fico, aqui pensando se de fato deveríamos ser assim e como fazemos pra transformar tudo isso em algo produtivo?

Bom, acho q isso vai dar um outro post legal... estou lendo um livro que pode me ajudar nisso!

Aguardemos os próximos capítulos...

Rubis disse...

POiseh mininaaa, eh uma coisa de confronto!!
:P

Rodrigo disse...

Adorei o post... O que uma conversa de msn não faz com as pessoas não é?

Mas eh sempre bom extravazaaR!
chamar alguém de vaca... e outros adjetivos maaiis!

Vou aguardar os próximos capítulos!

e de onde vc tirou esse adjetivo: paquera!?
das antiigas!
heiauheia
;D

Adriele Regine disse...

Não... esse daí já "FOI COM TUUUUDO!"

Postar um comentário

Obrigada por deixar o seu comentário.
=D

 
TNB